Prensa extratora de óleo PITEBA : 
O vídeo e as fotografias mostram a simplicidade.

Manuais detalhados ao fundo da página.

É fácil fazê-lo?

Veja primeiro o vídeo. Entenderá muito facilmente.

Prensar

Encha a prensa com sementes ou frutos secos e rode a manivela. O óleo fluirá pela prensa através da abertura do óleo. O bolo da prensa é pressionada para fora da tampa.

Quanto óleo se obtém de um quilo?

Saiba mais >

Óleo

O óleo prensado é turbo quando sai da prensa. Se quiser um óleo claro, deixe-o pousado uns dias à temperatura ambiente. O óleo ficará mais claro.

Montagem

Monte a prensa numa mesa ou bancada estável com os parafusos fornecidos.

Clique na imagem para mais opções.

Componentes

Deslize o parafuso com a anilha no tubo da prensa. Aparafuse a tampa e ajuste o parafuso na prensa. Deslize o pino giratório na haste do parafuso e aperte. Ponha agora o funil na entrada. Use o funil do conjunto EasyFill.  Pode ser feito um funil alternativo cortando a parte superior de uma garrafa PET. Pegue numa taça ou chávena para o óleo e outra para apanhar a polpa.

Aquecimento

Encha a garrafa com óleo de candeeiro (óleo de parafina) e segure com um elástico por baixo da prensa. Aqueça agora o queimador pequeno e espera cerca de 10 minutos. A prensa está agora quente e, por isso, produzirá mais óleo. Ficará óleo frio prensado (temperatura do óleo abaixo de 40 °C). Se achar que o óleo fica muito quente, ponha a chama mais pequena. Acima dos 25 °C (condições tropicais), o queimador geralmente não precisa de ser usado.

Configuração do parafuso de ajuste

Se usar o parafuso de ajuste poderá regular a pressão. Quanto mais apertar, maior será a pressão na prensa. Para algumas sementes e frutos secos não se usa o parafuso de ajuste. Para a maioria das espécies, determinei já a configuração. Se desejar prensar qualquer coisa que não está na lista, basta experimentar.

Saiba mais  >

Bolo de polpa

O bolo de polpa tem inúmeras aplicações. Por exemplo, o bolo de polpa de amendoim ou da noz é comestível depois de torrado. Outros frutos secos e sementes podem ser usados como rações para animais ou compostos.

Água

Por vezes, deparamo-nos com problemas inesperados. O colo de polpa pode ficar duro de pedra e não é produzido óleo!

Não entre em pânico porque é um problema muito fácil de resolver. Junte uma pequena quantidade de água às sementes, exatamente como descrito na página 2 do manual (situado na parte inferior da página sob a designação “Informação”) e como se vê nas fotos. Pese as sementes com a ferramenta, junte 1 colher de chá de água, agite um pouco e deixe durante 48 horas (24 horas para sementes mais pequenas).

Saiba mais  >

Use a tool Piteba e a manivela como equilíbrio

Adicione 15 ml de água

Armazenar por 2 dias para absorção de água

Ajuda

Reconheço como pode ser frustrante se não conseguimos prensar. Seguiu as instruções com atenção e tentou tudo o que era imaginável, mas mesmo assim não consegue? Nesse caso: envie-me um e-mail através de “Contacto” (na parte superior da barra de tarefas) e procurarei responder logo que possível. Como eu próprio trabalho regularmente na produção, pode levar por vezes algum tempo a responder porque não há Call Center nem modo de resposta automática. Responderei pessoalmente às vossas questões.

Semente da árvore do chá e Chia

Argão

Noz

Canola / Semente de colza

Mamona

Pinhão-manso

Coco / Copra